texto-4_gettyimages-748334103

Como comprar carro usado

Saiba como comprar um carro usado, como escolher e os cuidados a ter, as burocracias necessárias e o que deve assegurar.

PUBLICADO A 4 MAIO 2022

Se comprar um carro novo requer uma grande pesquisa, tal é o nível do investimento, comprar um carro usado implica não só a mesma (ou mais) pesquisa, como exige a garantia de que o veículo cumpre todas as regras de segurança, que cumpre as leis e, naturalmente, que se encontra em bom estado. Este é um trabalho que vale a pena já que são muitas as vantagens associadas à aquisição de veículos em segunda mão.

 

Cuidados a ter na compra de carros usados

  • Pense no seu orçamento familiar. Ir poupando ao longo dos meses para uma compra de grande importância poderá evitar colocar-se numa situação de sobreendividamento.

  • Certifique-se de que o carro usado que pretende comprar é o ideal para si. Questione se este responde às suas necessidades e estilo de vida.

  • Tente saber o máximo acerca do carro. Uma vez que não existe uma entidade oficial a quem possa pedir um histórico do veículo baseado no número do chassis, é importante precaver-se no momento de compra, tentando garantir que está a pagar um valor adequado às condições do veículo. 

  • Se comprar o carro a um vendedor particular, pergunte-lhe porque o está a vender, verifique se passou em todas as inspeções e peça informação sobre as revisões anteriores. Se não ficar satisfeito com as respostas ou se notar alguma coisa estranha no test-drive, não tenha problemas em desistir do negócio.

  • Pondere comprar carros usados certificados. Estes são modelos recentes, inspecionados e recondicionados por um concessionário, com garantia do fabricante.

  • Faça render o seu dinheiro. De acordo com os profissionais do setor, a melhor altura para comprar um carro usado é com cerca de três anos, uma vez que a partir dessa altura já não desvalorizam tanto.

  • Não se esqueça de fazer um test-drive real, onde deve tentar simular todas as situações do seu dia-a-dia O objetivo de um bom test-drive é perceber os pontos positivos e negativos do carro que vai comprar.

  • Negoceie! O preço afixado não é o preço final e os vendedores estão preparados para negociar valor, extras, garantias, entre outros.

 

Onde comprar carros usados? Como ter a certeza se o stand é de confiança?

Este pode ser um negócio ainda mais vantajoso se comprar a um particular. Por outro lado, os negócios de compra e venda de carros entre particulares não são cobertos por garantia automóvel e podem constituir um risco para o comprador.

Faça uma pesquisa num site de compra e venda de automóveis para ter uma ideia do custo aproximado que poderá ter o carro que quer e compare com o preço de um novo. Pode usar comparadores de preços online, como o AutoUncle para ter uma ideia de quais os preços médios de cada carro. As oportunidades de carros em segunda mão, pode encontrá-las em sites como o AutoSapo ou o StandVirtual.

Pode ainda consultar stands multimarca que, geralmente, possuem alguma oferta ao nível de veículos em segunda mão.

 

Documentação compra de venda de carros

Verifique se os documentos estão todos em ordem, nomeadamente o registo de propriedade e o livrete ou o documento único automóvel. Certifique-se que o nome do vendedor consta nos documentos da viatura e se o automóvel já teve outros donos.

Confirme também se os números dos chassis e do motor são iguais aos que constam nos documentos da viatura e analise o livro de revisões. Peça também o código de segurança e antirroubo, o livro de instruções, o certificado de inspeção (caso tenha mais de quatro anos) e o comprovativo do pagamento do imposto de selo.

Certifique-se que recebe o título de registo de propriedade e o livrete ou o documento único automóvel no ato da compra, uma vez que para circular, fazer inspeções ou vender o veículo precisa destes documentos.

Por fim, ao comprar o carro usado, terá de tratar dos papéis necessários para a transferência do registo automóvel. Pode fazê-lo online ou numa Loja do Cidadão. Para tal precisa de cópias do título de registo de propriedade e do livrete ou do certificado de matrícula e do contrato de compra e venda. Os custos podem chegar até aos 65 euros. Tem 60 dias para tratar deste processo.

 

 Fontes: 

www.doutorfinancas.pt/

www.acp.pt

O conteúdo desta página tem caráter meramente informativo, geral e abstrato. Não constitui parecer profissional, nem jurídico. 
Esta informação não dispensa a consulta da legislação em vigor, nem substitui o atendimento técnico qualificado prestado nas conservatórias do registo automóvel.