Como podemos ajudar?
Centro de ajuda
Seguro Automóvel
No âmbito da cobertura de Responsabilidade Civil, deve verificar se tem a sua Carta Verde válida para todo o período da viagem e para todos os países que vai visitar. Para mais esclarecimentos poderá consultar o site www.genesis.pt ou contactar-nos através do número (+351) 213 124 388 ou endereço de e-mail clientesdireto@generalion.pt.
Caso pretenda usufruir dos serviços incluídos na cobertura de Assistência em Viagem, garantir que contratou a modalidade Plus.
Se optar por contratar a cobertura “Extensão Territorial”, estende a Responsabilidade Civil Automóvel à seguinte lista de países: Albânia, Bósnia, Moldávia, Macedónia, Ucrânia, Marrocos e Montenegro.
As coberturas abaixo listadas, garantem automaticamente a cobertura deste risco nos países da União Europeia:
- Quebra isolada de vidros;
- Choque, colisão ou capotamento;
- Incêndio queda de raio ou explosão;
- Furto ou roubo;
- Fenómenos da natureza;
- Atos maliciosos;
- Bagagens e
- Cadeiras de transporte para crianças.
O documento que faz prova de seguro válido é a Carta Verde, a qual é enviada, por correio ou e-mail, após efetuar o pagamento do seu seguro.
O seguro obrigatório garante as indemnizações devidas por danos corporais ou materiais causados a terceiros bem como às pessoas transportadas no próprio veículo, excluindo o condutor até ao limite de capital definido na apólice.
Dando cumprimento às novas exigências legais do Gabinete Português de Carta Verde, informamos que, a partir do dia 01 de Julho de 2020, o Certificado Internacional de Seguro Automóvel, usualmente designado por Carta Verde, deixou de ser impresso em folha verde e passou a ser impresso em folha branca.
É um sistema de bonificações (Bónus) ou agravamento (Malus) do prémio a pagar, respetivamente por ausência ou ocorrência de sinistros com responsabilidade do cliente. Este sistema aplica-se apenas às seguintes coberturas:
- Responsabilidade Civil (Obrigatória e XL);
- Choque, Colisão ou Capotamento;
- Incêndio, Queda de Raio ou Explosão;
- Atos de Vandalismo.
A franquia é uma importância estabelecida na apólice, que fica a cargo do Segurado em caso de sinistro. O valor da franquia será deduzido ao valor da indemnização devida por sinistro, quer se trate de uma perda total ou de uma perda parcial do veículo seguro, sendo o Segurador responsável pelo pagamento da importância que exceder o valor da referida franquia até ao limite de capital contratado.
Deverá informar de imediato o Segurador por escrito. O seguro termina às 24h do dia da venda do veículo!
Não é necessário, dado que o Segurador efetua automaticamente a desvalorização na altura da renovação do contrato.
A duração é indicada nas condições particulares e na Carta Verde. Por regra a duração é de 1 ano e renovável automaticamente por igual período.
Desde o passado dia 01 de fevereiro de 2024 que a Seguradora que comercializa os produtos da marca Génesis (atualmente designada por Generali Seguros y Reaseguros, S.A. – Sucursal em Portugal), foi adquirida pela Assicurazioni Generali S.p.A., passando, desde então, a integrar o grupo Generali.
Os produtos da marca Génesis serão brevemente descontinuados e, como tal, a sua apólice não será renovada, mantendo-se apenas em vigor até à data-limite contratada. Até lá, poderá usufruir da proteção do seu seguro automóvel, de acordo com as coberturas contratadas. O serviço de assistência e a gestão de participação de sinistros decorrem com total normalidade.
Poderá consultar a data-limite da sua apólice atual na Área de Clientes Génesis. Aceda à página inicial da Área de Cliente, na secção “As suas apólices”, e selecione “Detalhes da Apólice”.
Recomendamos que aceda à Área de Clientes Génesis onde, para além da informação essencial sobre a sua apólice, pessoas e veículo, terá acesso à documentação contratual da sua apólice.
Em alternativa, entre em contacto com o nosso Serviço de Apoio ao Cliente através de clientesdireto@generalion.pt ou utilizando o número + 351 213 124 388 (chamada para a rede fixa nacional) com atendimento telefónico personalizado das 9h às 17h, todos os dias úteis.
Se é cliente Génesis e procura uma solução de seguro automóvel, poderá consultar as opções alternativas de seguro automóvel através da seguradora direta do grupo Generali em Portugal.
Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.
Sinistro
Em caso de sinistro, o mesmo deverá ser comunicado ao Segurador num prazo de 8 dias através de uma das seguintes vias:
- E-mail: sinistrosdireto@generalion.pt
- APS e-SEGURNET
Na participação do sinistro deverá entregar os seguintes elementos:
- Declaração Amigável de Acidente Automóvel (D.A.A.A);
- Auto policial, caso exista;
- Outros dados que considere relevantes como, por exemplo, fotografias.
Em caso de Sinistro apenas necessita de contactar o número da Assistência em Viagem que consta na Carta Verde, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
É um protocolo que tem como finalidade acelerar a regularização dos sinistros, para melhor servir os utentes, possibilitando que cada condutor regularize o sinistro diretamente como seu próprio Segurador, independentemente da culpa no acidente.
Para que um acidente seja regularizado ao abrigo desta convenção é necessário que:
- Ambos tenham matrícula portuguesa
- O acidente ocorra em Portugal
- Resultem exclusivamente danos materiais
- Os danos do veículo garantido na Credora não excedam € 50.000,00.
- Ambos os veículos tenham Seguro válido numa das Companhias Aderentes à Convenção
Para saber como está a decorrer o processo de sinistro, contacte-nos através de:
- Por e-mail: sinistrosdireto@generalion.pt
- Por telefone: +351 213 124 378 (todos os dias úteis das 9h às 17h).
Em primeiro lugar está a sua segurança e a dos restantes intervenientes. Assim, vista o colete refletor e assegure-se que sinaliza corretamente o local do acidente colocando o triângulo a cerca de 30 metros, e se necessário ligue os quatro piscas.
Caso haja feridos, ligue para o número 112 e solicite assistência médica, a presença da polícia para tomar nota da ocorrência e/ou o auxílio dos bombeiros.
Verifique os danos materiais e fotografe o local do acidente, os veículos envolvidos e respetivos danos.
Independentemente da responsabilidade no acidente, deverá sempre preencher a Declaração Amigável de Acidente Automóvel (D.A.A.A). Preencha os dados sobre ambos os condutores, marque com uma cruz a forma como ocorreu o acidente e assinem ambos a declaração. Cada condutor deverá ficar com uma cópia. Se houver testemunhas, não se esqueça de indicar os respetivos nomes e contactos.
Caso os condutores não cheguem a acordo, cada um deve preencher e assinar a sua própria D.A.A.A. e entregá-la ao Segurador do outro veículo.
Em caso de fuga de um dos intervenientes, deverá permanecer no local e chamar a polícia para que seja efetuado o auto de ocorrência.
Reparação
Caso acione uma das garantias de Danos Próprios (Choque, colisão ou capotamento; Incendio, queda de raio ou explosão; Furto ou roubo; Fenómenos da natureza; Atos maliciosos), pode optar por uma das diversas oficinas recomendadas da Génesis.
Pode consultar a lista de oficinas disponíveis aqui.
Caso pretenda escolher uma oficina fora da nossa rede recomendada, deverá contratar a cobertura “Escolha a Oficina”.
Se a responsabilidade for do terceiro, terá direito a receber o montante correspondente ao valor comercial do veículo à data do acidente.
Se a responsabilidade for sua e tiver a respetiva cobertura de danos próprios terá direito a receber o capital seguro à data do acidente.
Em qualquer dos casos, a esse montante será deduzido o valor do salvado.
Serviço ao cliente
O serviço de Assistência em Viagem está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Em caso de necessidade, contacte-nos através na nossa Linha de Assistência (+351 213 124 342 - chamada para a rede fixa nacional – Atendimento Telefónico Permanente 24 horas por dia, 365 dias por ano).
Durante a sua viagem, e no caso de algum imprevisto, pode também consultar a sua carta verde onde constam os todos os contactos acima indicados.
Deverá dirigir-se rapidamente à esquadra mais próxima e participar a ocorrência. Peça uma cópia da participação e encaminhe essa participação para os nossos serviços de uma das seguintes formas:
- E-mail: sinistrosdireto@generalion.pt
- Contacto telefónico: +351 213 124 378 (chamada para a rede fixa nacional – Atendimento Telefónico Personalizado das 9h às 17h, todos os dias úteis)
Fale connosco
Tem dúvidas? Nós temos respostas. Ligue-nos. Chamada para a rede fixa nacional. Atendimento Telefónico Personalizado das 9h às 17h, todos os dias úteis.
Participar sinistro
Envie-nos a sua participação e acompanhe a sua evolução, de forma rápida e simples.