Seguro Automóvel

 

No âmbito da cobertura de Responsabilidade Civil, deve verificar se tem a sua Carta Verde válida para todo o período da viagem e para todos os países que vai visitar. Para mais esclarecimentos poderá consultar o site www.genesis.pt ou contactar-nos através do número (+351) 213 124 388 ou  endereço de e-mail clientesdireto@generalion.pt.  
Caso pretenda usufruir dos serviços incluídos na cobertura de Assistência em Viagem, garantir que contratou a modalidade Plus.

Se optar por contratar a cobertura “Extensão Territorial”, estende a Responsabilidade Civil Automóvel à seguinte lista de países: Albânia, Bósnia, Moldávia, Macedónia, Ucrânia, Marrocos e Montenegro.
As coberturas abaixo listadas, garantem automaticamente a cobertura deste risco nos países da União Europeia:

  • Quebra isolada de vidros;
  • Choque, colisão ou capotamento;
  • Incêndio queda de raio ou explosão;
  • Furto ou roubo;
  • Fenómenos da natureza;
  • Atos maliciosos;
  • Bagagens e
  • Cadeiras de transporte para crianças.

O documento que faz prova de seguro válido é a Carta Verde, a qual é enviada, por correio ou e-mail, após efetuar o pagamento do seu seguro.

O seguro obrigatório garante as indemnizações devidas por danos corporais ou materiais causados a terceiros bem como às pessoas transportadas no próprio veículo, excluindo o condutor até ao limite de capital definido na apólice.

Dando cumprimento às novas exigências legais do Gabinete Português de Carta Verde, informamos que, a partir do dia 01 de Julho de 2020, o Certificado Internacional de Seguro Automóvel, usualmente designado por Carta Verde, deixou de ser impresso em folha verde e passou a ser impresso em folha branca.

É um sistema de bonificações (Bónus) ou agravamento (Malus) do prémio a pagar, respetivamente por ausência ou ocorrência de sinistros com responsabilidade do cliente. Este sistema aplica-se apenas às seguintes coberturas:

  • Responsabilidade Civil (Obrigatória e XL);
  • Choque, Colisão ou Capotamento;
  • Incêndio, Queda de Raio ou Explosão;
  • Atos de Vandalismo.

A franquia é uma importância estabelecida na apólice, que fica a cargo do Segurado em caso de sinistro.  O valor da franquia será deduzido ao valor da indemnização devida por sinistro, quer se trate de uma perda total ou de uma perda parcial do veículo seguro, sendo o Segurador responsável pelo pagamento da importância que exceder o valor da referida franquia até ao limite de capital contratado.  

Deverá informar de imediato o Segurador por escrito. O seguro termina às 24h do dia da venda do veículo!

Não é necessário, dado que o Segurador efetua automaticamente a desvalorização na altura da renovação do contrato.

A duração é indicada nas condições particulares e na Carta Verde. Por regra a duração é de 1 ano e renovável automaticamente por igual período.

Desde o passado dia 01 de fevereiro de 2024 que a Seguradora que comercializa os produtos da marca Génesis (atualmente designada por Generali Seguros y Reaseguros, S.A. – Sucursal em Portugal), foi adquirida pela Assicurazioni Generali S.p.A., passando, desde então, a integrar o grupo Generali.

Os produtos da marca Génesis serão brevemente descontinuados e, como tal, a sua apólice não será renovada, mantendo-se apenas em vigor até à data-limite contratada. Até lá, poderá usufruir da proteção do seu seguro automóvel, de acordo com as coberturas contratadas. O serviço de assistência e a gestão de participação de sinistros decorrem com total normalidade.

Poderá consultar a data-limite da sua apólice atual na Área de Clientes Génesis. Aceda à página inicial da Área de Cliente, na secção “As suas apólices”, e selecione “Detalhes da Apólice”.

Recomendamos que aceda à Área de Clientes Génesis onde, para além da informação essencial sobre a sua apólice, pessoas e veículo, terá acesso à documentação contratual da sua apólice. 

Em alternativa, entre em contacto com o nosso Serviço de Apoio ao Cliente através de clientesdireto@generalion.pt ou utilizando o número + 351 213 124 388 (chamada para a rede fixa nacional) com atendimento telefónico personalizado das 9h às 17h, todos os dias úteis.

Se é cliente Génesis e procura uma solução de seguro automóvel, poderá consultar as opções alternativas de seguro automóvel através da seguradora direta do grupo Generali em Portugal

Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida. 

Sinistro

Em caso de sinistro, o mesmo deverá ser comunicado ao Segurador num prazo de 8 dias através de uma das seguintes vias:

Na participação do sinistro deverá entregar os seguintes elementos:

  • Declaração Amigável de Acidente Automóvel (D.A.A.A);
  • Auto policial, caso exista;
  • Outros dados que considere relevantes como, por exemplo, fotografias.

Em caso de Sinistro apenas necessita de contactar o número da Assistência em Viagem que consta na Carta Verde, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

É um protocolo que tem como finalidade acelerar a regularização dos sinistros, para melhor servir os utentes, possibilitando que cada condutor regularize o sinistro diretamente como seu próprio Segurador, independentemente da culpa no acidente.
Para que um acidente seja regularizado ao abrigo desta convenção é necessário que:

  • Ambos tenham matrícula portuguesa
  • O acidente ocorra em Portugal
  • Resultem exclusivamente danos materiais
  • Os danos do veículo garantido na Credora não excedam € 50.000,00.
  • Ambos os veículos tenham Seguro válido numa das Companhias Aderentes à Convenção

Para saber como está a decorrer o processo de sinistro, contacte-nos através de:

Em primeiro lugar está a sua segurança e a dos restantes intervenientes. Assim, vista o colete refletor e assegure-se que sinaliza corretamente o local do acidente colocando o triângulo a cerca de 30 metros, e se necessário ligue os quatro piscas.

Caso haja feridos, ligue para o número 112 e solicite assistência médica, a presença da polícia para tomar nota da ocorrência e/ou o auxílio dos bombeiros.

Verifique os danos materiais e fotografe o local do acidente, os veículos envolvidos e respetivos danos.

Independentemente da responsabilidade no acidente, deverá sempre preencher a Declaração Amigável de Acidente Automóvel (D.A.A.A). Preencha os dados sobre ambos os condutores, marque com uma cruz a forma como ocorreu o acidente e assinem ambos a declaração. Cada condutor deverá ficar com uma cópia. Se houver testemunhas, não se esqueça de indicar os respetivos nomes e contactos.

Caso os condutores não cheguem a acordo, cada um deve preencher e assinar a sua própria D.A.A.A. e entregá-la ao Segurador do outro veículo.

Em caso de fuga de um dos intervenientes, deverá permanecer no local e chamar a polícia para que seja efetuado o auto de ocorrência.

Reparação

Caso acione uma das garantias de Danos Próprios (Choque, colisão ou capotamento; Incendio, queda de raio ou explosão; Furto ou roubo; Fenómenos da natureza; Atos maliciosos), pode optar por uma das diversas oficinas recomendadas da Génesis.
Pode consultar a lista de oficinas disponíveis  aqui

Caso pretenda escolher uma oficina fora da nossa rede recomendada, deverá contratar a cobertura “Escolha a Oficina”.

Se a responsabilidade for do terceiro, terá direito a receber o montante correspondente ao valor comercial do veículo à data do acidente.

Se a responsabilidade for sua e tiver a respetiva cobertura de danos próprios terá direito a receber o capital seguro à data do acidente.

Em qualquer dos casos, a esse montante será deduzido o valor do salvado.

Serviço ao cliente

O serviço de Assistência em Viagem está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Em caso de necessidade, contacte-nos através na nossa Linha de Assistência (+351 213 124 342 - chamada para a rede fixa nacional – Atendimento Telefónico Permanente 24 horas por dia, 365 dias por ano).
Durante a sua viagem, e no caso de algum imprevisto, pode também consultar a sua carta verde onde constam os todos os contactos acima indicados.

Deverá dirigir-se rapidamente à esquadra mais próxima e participar a ocorrência. Peça uma cópia da participação e encaminhe essa participação para os nossos serviços de uma das seguintes formas:

apoio ao cliente

Fale connosco

Tem dúvidas? Nós temos respostas. Ligue-nos. Chamada para a rede fixa nacional. Atendimento Telefónico Personalizado das 9h às 17h, todos os dias úteis.

apoio 24h

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