artigo blog _triangulo sinalização

Aprenda a usar o triângulo de pré-sinalização do carro

Aprenda a usar o triângulo de pré-sinalização: a distância a que deve ser colocado, para que serve e a sua obrigatoriedade.

PUBLICADO A 20 DEZEMBRO 2023

É obrigatório e pode fazer a diferença na segurança na estrada. Descubra o que é e para que serve o triângulo do carro, quando o deve usar e como o colocar corretamente na estrada.

O que é o triângulo de pré-sinalização?

O sinal de pré-sinalização de perigo, vulgarmente também designado por “triângulo de de pré-sinalização” é um dispositivo de segurança utilizado na estrada para alertar outros condutores sobre um veículo parado ou uma situação de emergência na via. Pode ser encontrado nos kits de segurança de qualquer veículo. Têm uma cor brilhante com elementos refletores e florescentes.  

O Decreto-Lei nº 44/2005, na sua redação atual obriga a que todos os veículos em circulação estejam equipados com um sinal de pré-sinalização de perigo e um colete, ambos retrorrefletores e de modelo oficialmente aprovado pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Que tipos de triângulo de pré-sinalização existem?

Existem modelos de diferentes alturas e com diversos suportes para instalação na estrada. Os modelos com dois e quatro pés são os mais comuns. 

Além disso, os triângulos de pré-sinalização podem ser de plástico, mais leves, ou de metal, mais duráveis e mais estáveis. Pode ainda encontrar triângulos combinados, com bordas protegidas que ajudam a prolongar a sua vida útil e evitam cortes acidentais na utilização.

Os triângulos de pré-sinalização podem ainda ser sólidos ou desmontáveis. Estes últimos podem ser guardados de forma mais compacta em caixas específicas, não ocupando muito espaço na mala do veículo.

Para que serve o triângulo de pré-sinalização?

O triângulo de pré-sinalização do veículo serve várias funções relacionadas com a segurança na estrada. Quando um veículo avaria na estrada ou sofre um acidente, o triângulo de pré-sinalização alerta os outros condutores sobre a situação de emergência.

Ao criar uma zona de advertência, o triângulo de pré-sinalização ajuda a reduzir o risco de colisões. Especialmente em condições de pouca visibilidade, como neblina ou chuva forte, o triângulo  também reflete a luz dos faróis, tornando-o mais visível e aumentando a antecedência com que os condutores se apercebem da situação na estrada. 

Em Portugal, é obrigatório ter um sinal de pré-sinalização de perigo no veículo. Mais do que um objeto de segurança rodoviária, é uma exigência legal em caso de paragens de emergência.

Como usar o triângulo de pré-sinalização?

Usar o triângulo do veículo corretamente é fundamental para garantir a segurança na estrada. Estes são os passos a seguir.

1. Estacione o veículo num local seguro

Se o seu veículo avariou ou teve um acidente, tente estacionar na berma da estrada o mais afastado do trânsito. 

2. Vista o colete refletor

Antes de usar o triângulo de pré-sinalização, vista o colete refletor para ser mais visível aos outros condutores enquanto prepara o mencionado triângulo.  

3. Monte o triângulo de pré-sinalização

Retire o triângulo do compartimento onde está guardado e desdobre-o até ficar na forma pretendida. 

4. Coloque o triângulo de pré-sinalização à distância certa

Posicione o triângulo a uma distância não inferior a 30 metros da retaguarda do veículo ou da carga. Certifique-se de que é visível a, pelo menos, 100 metros de distância. Além disso, coloque-o perpendicularmente em relação ao piso e ao eixo da faixa de rodagem. Caso contrário, poderá não ser visível para os outros condutores em movimento.

5. Regresse ao veículo com cuidado

Depois de colocar o triângulo, volte ao veículo com cuidado, mantendo-se atento ao trânsito para garantir a sua segurança e dos demais que circulem na via.

Quais as consequências de não usar o triângulo de pré-sinalização?

Não usar o triângulo de pré-sinalização em caso de acidente ou avaria, ou ter um triângulo não homologado, constitui uma contraordenação grave. Além de uma multa que pode ir até 600 euros, corre o risco de ficar inibido de conduzir até 1 ano. 

Por isso, não facilite, tenha sempre o triângulo de pré-sinalização de perigo nas melhores condições e use-o sempre que necessário.

Génesis, o seguro automóvel que o protege em qualquer situação 

Com esta informação, já não será apanhado desprevenido e saberá quando e como usar o triângulo de pré-sinalização. Na Génesis, sabemos que os imprevistos não escolhem hora. Por isso, o nosso Serviço de Assistência em Viagem está permanentemente disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Simule online o seu seguro automóvel e proteja o que é mais importante. 


Informação atualizada em: 20 de dezembro de 2023

Fontes: 

http://www.ansr.pt/Campanhas/Documents/Folheto%20Campanha%20S%C3%A9cur%27%C3%89t%C3%A9%202020.pdf

https://galp.com/pt/pt/particulares/estrada/blog/detalhe/triangulo-e-colete-refletor-sabe-quando-deve-utilizar

https://www.turbo.pt/triangulo-e-colete/

PUB. Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.

O conteúdo desta página tem caráter meramente informativo, geral e abstrato. Não constitui parecer profissional, nem jurídico. Esta informação não dispensa a consulta da legislação em vigor.