artigo_blog_danos proprios_1920x825_V2

Existe um Seguro “Contra Todos os Riscos ”?

Já toda a gente ouviu falar de "seguro contra todos os riscos". Mas será que este seguro existe mesmo? Fique a saber tudo.

PUBLICADO A 27 NOVEMBRO 2023

Um seguro automóvel proporciona tranquilidade e segurança a qualquer condutor. Para conseguir uma proteção mais abrangente em caso de acidentes, danos e outros imprevistos, muitos condutores procuram o chamado seguro “contra todos os riscos”, de cobertura mais extensa do que o seguro de responsabilidade civil automóvel obrigatório. Mas será que este seguro existe?

Existe mesmo um seguro contra todos os riscos? 

O termo “seguro contra todos os riscos” induz em erro e não corresponde à realidade. 
Não existe nenhum seguro capaz de cobrir absolutamente todos os riscos.

Esta expressão tem sido vulgarmente utilizada na linguagem corrente, pelo público em geral, para designar o seguro automóvel facultativo de Danos Próprios, por contraposição ao seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel , mas não se deve confundir. 

O que se entende então por Seguro de Danos Próprios? 

O Seguro de Danos Próprios é uma modalidade de seguro automóvel mais abrangente e que oferece uma cobertura alargada, incluindo a cobertura de danos causados ao próprio veículo independentemente de serem ou não da responsabilidade do próprio Tomador do Seguro/Segurado.

Isto significa que, mesmo em situações em que o condutor é considerado responsável pelo acidente, este seguro pode cobrir, designadamente, os danos que o veículo sofreu. 

Um seguro de danos próprios proporciona uma maior segurança e tranquilidade financeira visto que a sua cobertura é mais alargada num amplo leque de situações, incluindo, nomeadamente, atos de vandalismo, fenómenos naturais e roubo.  

 O que inclui um Seguro de Danos Próprios? 

As coberturas incluídas neste tipo de seguro dizem respeito aos danos sofridos pelo veículo do Tomador do Seguro/Segurado em caso de choque, colisão ou capotamento, atos de vandalismo, fenómenos naturais, roubo ou furto, etc.

Esta são as principais coberturas incluídas no seguro automóvel - Modalidade de Danos Próprios da Génesis: 

  • Responsabilidade Civil Obrigatória – garante danos materiais e corporais causados a terceiros num acidente de viação.
  • Assistência em viagem – para imprevistos na estrada como avarias, falta ou troca de combustível, furo ou rebentamento de pneus, perda ou roubo de chaves, entre outros.
  • Acidentes pessoais todos os ocupantes – cobertura que protege não só o condutor, como os restantes passageiros em caso de internamento, tratamento hospitalar, incapacidade permanente ou morte. 
  • Proteção jurídica – para resolver qualquer questão jurídica decorrente de um acidente.
  • Choque, colisão ou capotamento – garante os danos sofridos pelo veículo do segurado.
  • Incêndio, queda de raio ou explosão – cobre os danos sofridos pelo veículo numa destas situações, quer o veículo esteja em marcha, parado, guardado na garagem ou noutro local.
  • Furto ou roubo – indemniza o segurado em caso de desaparecimento total do veículo e pelos danos sofridos, caso o carro seja recuperado.
  • Fenómenos da Natureza – garante os danos causados por fenómenos naturais, como tempestades, inundações, sismos, granizo, entre outros.
  • Atos maliciosos – em caso de vandalismo, este seguro cobre os danos sofridos pelo veículo, até ao capital contratado.
  • Quebra isolada de vidros – garante a reparação ou substituição de vidros, incluindo tetos panorâmicos, numa oficina parceira da Génesis.

A estas coberturas, na Génesis pode ainda adicionar:

  • Responsabilidade Civil XL – com o capital seguro reforçado e que inclui Responsabilidade por Condução de Veículos de Terceiros, Responsabilidade por danos causados por condutores menores, Responsabilidade pela Utilização de Reboques, Responsabilidade Civil Cruzada, entre outros.
  • Extensão Territorial – que garante a Responsabilidade Civil Automóvel noutros países.
  • Proteção Pessoal – uma proteção de consequências de assaltos, em casa, no carro e na rua, incluindo para reparar a fechadura do carro ou da casa, repor documentos pessoais ou em caso de uso fraudulento de cartões bancários.
  • Valor em novo – quando se verifica um sinistro com perda total, esta cobertura extra indemniza o segurado com o valor do veículo novo.
  • Veículo de substituição – para quando um veículo fica imobilizado devido a um sinistro.
  • Bagagens – garante o pagamento dos danos nas bagagens do condutor e passageiros.
  • Escolha de oficina – caso pretenda reparar o seu veículo fora da rede de parceiros Génesis.
  • Proteção de Animais Domésticos – para manter a segurança do seu amigo de quatro patas, garante cobertura de despesas com tratamentos médicos e internamento.
  • Cadeiras de transporte de crianças – é garantida a reparação ou substituição das cadeiras auto até ao limite de capital contratado.
  • Assistência em viagem Plus – uma cobertura mais alargada do que a que está incluída neste seguro, nomeadamente o serviço de reboque sem limite de ocorrências.
  • Quebra Isolada de Vidros Plus – em que o cliente pode escolher a oficina para realizar a reparação ou a substituição do vidro.
  • Proteção Bónus – que protege o segurado de um aumento do prémio em caso de sinistro.
  • Proteção Veículos Elétricos – quando faltar energia, pode recorrer a uma oficina da rede de parceiros Génesis.

Chegou a hora de contratar um Seguro de Danos Próprios? 

Afinal, quando é a melhor altura para contratar um seguro de Danos Próprios? Aqui ficam algumas circunstâncias que indicam que este pode ser o momento certo para considerar esta modalidade:

  • Se adquiriu um veículo novo ou seminovo
  • Se o valor comercial do veículo é significativo
  • Se prefere sentir-se mais tranquilo com coberturas mais abrangente, em caso de sinistro
  • Se não tem garagem e deixa o veículo na rua por longas horas, especialmente à noite
  • Se fez melhorias no veículo de valor significativo

Cuidados a ter ao escolher um seguro na modalidade de Danos Próprios

Para fazer uma escolha acertada no momento de contratar um seguro de danos próprios, deve garantir que analisa atentamente todas as informações pré-contratuais e contratuais legalmente exigidas, que compara as coberturas oferecidas e escolhe a opção que melhor corresponde ao orçamento disponível e às suas necessidades. Assim, garante que a escolha do seguro é adequada a si.

Seguro - Modalidade de Danos Próprios: preço 

O valor de um seguro automóvel, na modalidade de Danos Próprios, varia de acordo com as coberturas escolhidas, o valor comercial do veículo, o histórico de condução do seu condutor, entre outros fatores. A Génesis permite calcular o preço do seu seguro automóvel de forma rápida e fácil, utilizando o simulador  disponível no site. 

Informação atualizada em: 27 de novembro de 2023

Fontes: 

 https://www.asf.com.pt/nr/exeres/0ac8b63b-8a89-4c08-9907-75da9e361c69.h… / https://www.asf.com.pt/w/utiliza%C3%A7%C3%A3o-da-express%C3%A3o-seguro-…-?p_l_back_url=%2Fpesquisa%3Fq%3Dcontra%2Btodos%2Bos%2Briscos
https://www.acp.pt/veiculos/condutor-em-dia/conduzir-em-seguranca/3-dic…
https://www.doutorfinancas.pt/seguros/seguro-automovel-o-que-e-o-seguro…

PUB. Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.

O conteúdo desta página tem caráter meramente informativo, geral e abstrato. Não constitui parecer profissional, nem jurídico. Esta informação não dispensa a consulta da legislação em vigor, nem substitui o atendimento técnico qualificado prestado junto das entidades competentes.