artigo blog riscos carro

Riscos no carro: e agora?

Tem riscos no carro e não sabe o que fazer? Não sabe se o seguro cobre a reparação? Esclareça as suas dúvidas aqui.

PUBLICADO A 3 JANEIRO 2024

Os riscos no carro são uma realidade com a qual todos os condutores se deparam em algum momento. Seja um pequeno arranhão ou uma marca mais significativa, é essencial saber como lidar com estas situações de forma eficaz. Descubra como prevenir riscos no carro e como agir se encontrar o carro riscado.

Dicas para evitar riscos no carro

A prevenção é sempre a palavra de ordem quando se trata de cuidados com o automóvel. Previna-se e reduza as probabilidades de encontrar o carro riscado. Aqui ficam algumas dicas:

Estacione com cuidado

Não estacione muito próximo de outros veículos ou de objetos que possam causar danos ao carro. Procure espaços mais amplos e evite lugares onde outros condutores possam sentir dificuldades em manobrar corretamente o carro.

Ao estacionar num parque de estacionamento movimentado, como o de um centro comercial por exemplo, procure um lugar mais espaçoso e afastado de outros carros, pilares ou outros objetos para evitar toques acidentais. Além disso, ao estacionar entre outros veículos ou objetos, abra as portas com cuidado, lentamente, para evitar pequenas colisões.

Evite conduzir em estradas em más condições

Evite estradas com pedras soltas, buracos, poças profundas ou detritos. Estes elementos podem ser projetados e causar danos à parte inferior e às laterais do veículo. Para evitar riscos no carro, opte por estradas em boas condições, sempre que possível.

Mantenha uma distância de segurança

Manter uma distância segura do veículo da frente dá-lhe tempo suficiente para reagir e evitar colisões em caso de travagem brusca ou emergência. Mantenha, pelo menos, a distância de dois carros entre o seu carro e o veículo da frente.

Lave e encere o carro regularmente

Manter o carro limpo e bem encerado pode ajudar a prevenir riscos e outros danos na pintura. A lavagem regular remove a sujidade do dia-a-dia, insetos e detritos que podem danificar a pintura. Já o enceramento cria uma camada protetora contra pequenos riscos no carro. Estabeleça uma rotina de lavagem e enceramento mensal.

Utilize capas de proteção

Nem todos os condutores podem deixar o carro numa garagem durante a noite ou durante o horário de trabalho. Se estacionar ao ar livre por longos períodos, uma capa de proteção pode ser uma excelente forma de evitar riscos no carro e até mesmo danos causados por excrementos de pássaros ou resina de árvores.

Evite estacionar debaixo de árvores ou em locais com obras

Estacionar debaixo de árvores que possam soltar ramos ou resina pode levar a estragos na pintura e mesmo riscos do carro. Se for possível, escolha um lugar de estacionamento longe de árvores que possam representar um risco para o seu carro.

Invista em sensores de estacionamento

Equipar o seu veículo com sensores de estacionamento pode ajudar a evitar colisões ao circular ou estacionar em espaços mais apertados. Estes sensores emitem alertas sonoros à medida que se aproxima de objetos e outros veículos. Alguns modelos mais recentes já vêm equipados também com câmaras que tornam este processo ainda mais simples.

O meu carro está riscado. E agora?

Se os riscos do carro são leves e praticamente invisíveis pode repará-los por si mesmo com a ajuda de canetas de retoque, removedores de arranhões ou bisnagas para eliminar riscos. Estes materiais estão disponíveis em qualquer oficina ou revendedor de produtos automóveis, são económicos e podem ser aplicados por qualquer pessoa, mesmo sem experiência. 

Se os danos ocorrerem no decurso de um acidente, o procedimento será diferente. Nestes casos, siga estas recomendações:

  • Documente e registe o sinistro: Tire fotografias aos danos no carro e faça uma descrição detalhada do local onde ocorreu o sinistro. Se possível, informe a polícia e apresente o auto policial, caso exista. Também é aconselhável participar o sinistro à sua companhia de seguros para que esta possa analisar se o sinistro está, ou não, coberto pela sua apólice.
  • Procure testemunhas: Se houver testemunhas do acidente, peça os seus dados de contacto para futuras referências.
  • Obtenha orçamentos de reparação: Procure oficinas de confiança ou recorra à lista de oficinas parceiras da sua seguradora para obter orçamentos de reparação. Lembre-se de guardar todos os documentos relacionados.

Seguro automóvel 

Existem diferentes modalidades de seguros que oferecem proteção contra danos no veículo. Na Génesis, a modalidade de seguro de Danos Próprios, poderá ser uma boa opção a ter em conta.

Esta modalidade de seguro auto oferece uma cobertura alargada que poderá incluir danos causados por riscos, colisões, atos de vandalismo e outros incidentes que possam ocorrer. Poderá ser uma opção viável para proprietários que desejam uma proteção completa para o seu carro. Conheça todas as vantagens do Seguro Automóvel Danos Próprios da Génesis.

A prevenção e correção de riscos no carro são fundamentais para manter o seu veículo em ótimas condições. Ao adotar medidas preventivas e investir num seguro adequado, está a proteger o carro e a garantir a sua segurança na estrada.


Informação atualizada em: 3 de janeiro de 2024

Fontes: 

https://www.acp.pt/veiculos/condutor-em-dia/o-que-saber-sobre-carros/como-remover-riscos-do-carro

https://caetanoretail.pt/blog/tirar-riscos-carro/

https://www.standvirtual.com/blog/disfarcar-riscos-pintura-carro/

PUB. Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.

O conteúdo desta página tem caráter meramente informativo, geral e abstrato. Não constitui parecer profissional, nem jurídico. Esta informação não dispensa a consulta da legislação em vigor.