
Como fazer rotundas? Tire aqui todas as dúvidas
Saiba quais as regras aplicadas às rotundas e esclareça as suas dúvidas sobre como fazer rotundas corretamente.
PUBLICADO A 30 OUTUBRO 2023
Circular em rotundas não é tão fácil quanto parece. Muitos condutores ainda têm dúvidas quanto ao cumprimento das regras do código da estrada, relativamente à correta circulação em rotundas. Afinal, quem tem prioridade? Em que faixa é que se deve posicionar? E será que é mesmo obrigatório usar as luzes de mudança de direção? Tire aqui todas as dúvidas.
5 passos para fazer rotundas
Ao seguir estes 5 passos, estará em condições para circular nas rotundas corretamente.
1. Diminuir a velocidade
Ao entrar numa rotunda, a primeira e mais importante recomendação é reduzir a velocidade. Assim, terá mais tempo para avaliar a situação de tráfego na rotunda e tomar as decisões seguintes de forma adequada e prudente.
2. Ceder a passagem
Em linha com o disposto na alínea c) do n.º 1 do artigo n.º 31 do Código da Estrada, uma das obrigações dos condutores é ceder a passagem a quem já circula na rotunda. Aguarde o tempo suficiente para que a entrada possa ser feita em segurança, sem obrigar os outros condutores a travar ou a desvios abruptos.
3. Escolher a faixa
De seguida, é o momento de decidir em que faixa deve circular. A resposta depende da saída que pretende tomar. E é muito simples:
- Se pretende sair na primeira saída, deve ocupar a faixa da direita.
- Se pretende sair em qualquer outra saída, circule pela faixa da esquerda e mude para a faixa da direita apenas depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende tomar.
Esquematizando, a circulação dentro de uma rotunda deve ser feita da seguinte forma:

Fonte: With Portugal
- Veículo amarelo: para sair na 1.ª saída, ocupe a via mais à direita.
- Veículo vermelho: para sair na 2.ª saída, ocupe a faixa da esquerda e mude para a faixa da direita imediatamente a seguir à primeira saída.
- Veículo verde: para sair na 3.ª saída, ocupe a via da esquerda e mude para a faixa da direita logo a seguir à segunda saída.
Desta forma, garante que a circulação nas rotundas é sempre feita em segurança, porque não existe nenhum veículo a intercetar a sua faixa de rodagem quando está prestes a sair.
4. Usar as luzes de mudança de direção
Todas as mudanças de direção efetuadas na rotunda devem ser previamente sinalizadas com sinais luminosos, vulgarmente designados “piscas”. Assim, à entrada da rotunda, deve ligar o sinal de mudança de direção da direita se sair na primeira saída. Se pretende usar a faixa central ou esquerda, deve sinalizar a manobra para a esquerda.
Já dentro da rotunda, deve manter a luz ligada até chegar à faixa onde pretende sair. Quando mudar, deve utilizar o sinal de mudança de direção para a direita. Estas luzes são sempre indispensáveis e obrigatórias.
5. Tenha cuidado extra com ciclistas ou motas
É importante ter especial atenção aos condutores que circulam de mota ou bicicleta, não só porque são mais vulneráveis, mas também porque são menos visíveis.
Circular nas rotundas: existem exceções?
Sim, existem algumas exceções às regras de circulação nas rotundas. Os condutores de veículos de tração animal ou de animais, de velocípedes e de automóveis pesados, podem ocupar a faixa da direita, independentemente da saída que escolham.
Todavia, continuam obrigados a ceder prioridade aos condutores que já circulem dentro da rotunda e que queiram sair. Além disso, devem também usar as luzes de mudança de direção como se não fossem exceção.
Quais as penalizações para quem não faz as rotundas corretamente?
De acordo com o disposto no Código da Estrada, quem não cumprir as regras de prioridade nas rotundas ou as restantes normas de circulação está sujeito a multa. O valor pode variar entre os 60 (sessenta) e 300 (trezentos) euros, dependendo da gravidade da infração e das circunstâncias específicas da situação.
Em alguns casos, a penalização pode incluir inibição de conduzir, durante um período entre 1 (um) e 12 (doze) meses. O condutor pode ainda perder 2 (dois) pontos na carta de condução.
6 curiosidades sobre rotundas que ainda não sabia
Deixamos aqui algumas curiosidades sobre rotundas que o vão surpreender.
- A ideia de construir rotundas surgiu em 1790, mas só em 1905 foi colocada em prática. Este empreendedor criou o Columbus Circle em Nova Iorque, a primeira intersecção circular da era automóvel, com o objetivo de diminuir os engarrafamentos.
- Apesar de Portugal ser “o país das rotundas”, não existe um número oficial das rotundas existentes no nosso país.
- Entre 2014 e 2016, mais de 3 mil portugueses foram multados por circular em rotundas de forma incorreta.
- A rotunda do Arco de Triunfo, em Paris, é uma das maiores e mais antigas do mundo, para onde convergem 12 avenidas. É tão complexa que está interdita a novos condutores.
- A Rotunda Mágica em Swindom, Reino Unido, é considerada a rotunda mais difícil de fazer, com sucessivos cruzamentos e intersecções. Tem 7 rotundas no seu interior e a circulação difere em cada uma delas.
- A maior rotunda do mundo fica na Malásia, com uma área de 4500 metros quadrados. No centro, há um hotel de 5 estrelas.
Génesis, segurança em primeiro lugar
Com estas dicas pensadas para a segurança de todos, fazer rotundas pode deixar de ser um problema. Pratique uma condução segura, responsável e consciente, nas rotundas e em todas as circunstâncias. E como não é possível prever todos os imprevistos, pode contar com o nosso seguro automóvel para viver cada viagem com proteção. Use o nosso simulador auto gratuito, compare diferentes coberturas e escolha a que melhor se adequa a si.
PUB. Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.
Informação atualizada em: 30 de outubro de 2023
Fontes:
https://pplware.sapo.pt/informacao/sabe-circular-corretamente-nas-rotun…
https://www.standvirtual.com/blog/historia-automovel-rotundas/
https://www.razaoautomovel.com/autopedia/rotundas-osso-de-cao/
https://www.razaoautomovel.com/autopedia/rotunda-magica/
https://www.publico.pt/2016/12/05/sociedade/noticia/mais-de-tres-mil-mu…
https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2016/12/05/sabe-circular-nas-rotundas-m…
https://linguaafiada.blogs.sapo.pt/rotundas-para-que-servem-129231
https://www.e-konomista.pt/historia-rotundas/
https://www.gruposd.pt/rotundas-uma-regra-nova-que-ja-conta-com-8-anos/
https://www.jornaldeleiria.pt/noticia/afinal-como-circular-nas-rotundas…
https://www.circulaseguro.pt/corretamente-as-rotundas/
http://www.ansr.pt/SegurancaRodoviaria/InformacaoTecnica/Documents/Circ…
https://www.bomcondutor.pt/biblioteca/resumo-circulacao-rotundas
https://seguropordias.pt/blog/circular-corretamente-nas-rotundas
https://pplware.sapo.pt/motores/veja-se-anda-a-fazer-corretamente-as-ro…
https://www.invicta.pt/pdf/legislacao/CirculacaoRotunda.pdf
https://www.carglass.pt/pt/blog/dicas-de-conducao/como-circular-nas-rot…
https://www.filintomota.pt/como-circular-em-rotundas/
O conteúdo desta página tem caráter meramente informativo, geral e abstrato. Não constitui parecer profissional, nem jurídico. Esta informação não dispensa a consulta da legislação em vigor, nem substitui o atendimento técnico qualificado prestado nas conservatórias do registo automóvel e/ou junto de outras entidades públicas.