artigo blog carro elétrico

Como e onde carregar carros elétricos?

Sabe como carregar um carro elétrico em viagem e que tipos de postos de carregamento existem? Esclareça as suas dúvidas aqui.

PUBLICADO A 21 DEZEMBRO 2023

Há cada vez mais condutores a optar pela mobilidade elétrica, quer pela preocupação ambiental, quer pela escalada de preços dos combustíveis fósseis. Descubra como carregar carros elétricos e como escolher o posto de carregamento mais indicado.

Que tipos de carregamento de carros elétricos existem?

Pode carregar o carro elétrico de duas formas: em casa ou em postos de carregamento públicos. 

Carregar em casa

Esta é a forma mais cómoda e económica de carregar carros elétricos. Pode usar uma tomada elétrica ou uma Wallbox. Se optar pela tomada, deve recorrer a profissionais qualificados para instalar uma solução técnica com uma potência própria para este fim. Isto porque as tomadas convencionais não estão preparadas para suportar longos períodos de carga com correntes elevadas. Contudo, mesmo quando são adaptadas para carregar carros elétricos, o carregamento é mais demorado. 

A Wallbox é a solução doméstica mais comum e vantajosa. Trata-se de uma estação de carregamento que pode ser comprada ou alugada. Pode escolher a potência adequada ao seu carro elétrico, o que faz com que o carregamento seja mais rápido. A maior parte das opções já têm apps próprias para gerir os carregamentos pelo telemóvel. 

Postos de carregamento público

Atualmente, existem mais de 7 mil postos de carregamento em Portugal e estima-se que o número chegue aos 10 mil em 2024. Geralmente, estão localizados em áreas com boa acessibilidade, como postos de gasolina, centros comerciais, hotéis, restaurantes, hipermercados, zonas industriais, parques de estacionamento e até mesmo na via pública. Os postos públicos não são todos iguais. Existem 3 tipos de postos de carregamentos públicos: normais, rápidos e ultrarrápidos, que diferem si na velocidade de carregamento e no valor a pagar.

  • Postos de carregamento normal 

Estes postos de carregamento transferem energia elétrica numa potência igual ou inferior a 22 kW. Isto significa que consegue carregar a bateria do carro elétrico até 80% em apenas 1 hora. Geralmente, não há cabos nestes postos, pelo que terá de utilizar o que foi fornecido com o carro. São os que devem ser usados sempre que possível, para prolongar a vida útil da bateria. 

  • Postos de carregamento rápido e ultrarrápido

Estes postos funcionam, respetivamente, com potências até 50 kW e superior a 160 kW. Em consequência, o tempo de carregamento é significativamente menor, mas o preço é mais elevado. Em apenas meia hora, é possível carregar a bateria até 80%. Nestes postos, existem cabos para fazer a ligação. São uma boa escolha para quando precisa de fazer uma carga rápida durante uma viagem longa para continuar o seu trajeto.

Como funciona o carregamento de carros elétricos?

Usar os postos de carregamento público é muito simples. Basta seguir os passos:

1. Faça um contrato com um Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), muito semelhante ao contrato que já tem com a eletricidade, água ou gás.

2. Aguarde pela chegada do cartão que lhe dará acesso aos postos de carregamento da rede pública. 

3. Num posto, passe o cartão para selecionar o tipo de carregamento e escolher a tomada. Ligue-a ao veículo para iniciar o carregamento. 

4. Quando terminar, passe novamente o cartão no posto. Retire a tomada do carro e está pronto para seguir viagem. 

5. O preço do carregamento será debitado conforme contratado com o CEME e apresentado na fatura mensal.

Não precisa de supervisionar o carregamento. Pode deixar o carro a carregar e aproveitar o tempo de espera para tratar de outros assuntos. O sistema bloqueia o cabo, impedindo que seja removido por outra pessoa.

Onde carregar carros elétricos?

Consegue facilmente encontrar um posto de carregamento para carros elétricos perto de si através do site da Mobi.E. Neste site estão listados todos os postos disponíveis distribuídos no mapa de Portugal. Pode ainda encontrar o posto mais perto de si através da aplicação Miio, ideal para uma pesquisa rápida de última hora. Além de exibir toda a rede de postos, tem ainda acesso aos preços do carregamento nos diferentes locais e pode fazer pagamentos através da aplicação. 

Já os condutores que tenham, por exemplo, um Tesla ou um Porsche elétricos podem pesquisar diretamente no site das marcas por postos de carregamento elétrico. É ainda possível fazer uma simulação da viagem para saber de antemão os postos que ficam na sua rota.

Dicas para fazer os carregamentos da melhor forma

Existem alguns cuidados a ter no carregamento dos carros elétricos para preservar a bateria do automóvel. Em primeiro lugar, evite que a bateria carregue e descarregue completamente. Tente situar sempre a bateria entre 20 e 80% da sua capacidade. Caso contrário, o carregamento exercerá um maior desgaste sobre a bateria e diminui a sua vida útil. 

Pelo mesmo motivo, prefira fazer carregamentos normais sempre que possível, e reserve os rápidos e ultrarrápidos para situações ocasionais ou para uma urgência. Seguindo esta dica, é mais provável que a bateria dure todo o tempo de vida do carro elétrico. Além disso, evite carregar o carro elétrico sob o sol intenso nos dias mais quentes, ou depois de longas viagens. A bateria deve ser carregada quando o carro já tiver arrefecido.

Génesis, o seu seguro automóvel para todas as situações 

Se estiver a pensar em trocar de carro e os carros elétricos têm despertado a sua atenção, talvez esteja na hora de dar o salto para a mobilidade elétrica. Na Génesis, poderá fazer a sua simulação e saber, de forma rápida e gratuita, quanto pode poupar ao contratar ou transferir o seu seguro automóvel. Tem ao seu dispor o Seguro Carros Elétricos, que salvaguarda as baterias e os cabos de carregamento do carro, assim como a substituição da bateria em caso de incendio, queda de raio ou explosão.


Informação atualizada em: 21 de dezembro de 2023

Fontes: 

https://www.uve.pt/page/como-carregar-um-veiculo-eletrico/

https://www.viaverde.pt/via-verde/mobilidade-eletrica/como-e-onde-carregar-carros-eletricos

https://www.acp.pt/veiculos/condutor-em-dia/mobilidade-eletrica/quanto-tempo-demora-o-carregamento-de-carros-eletricos

https://www.edp.pt/particulares/apoio-cliente/perguntas-frequentes/pt/solucoes-sustentaveis/mobilidade-eletrica/veiculo-eletrico-posso-carregar-um-veiculo-eletrico-em-casa/faq-19131/

https://www.mobie.pt/redemobie/encontrar-posto

 https://www.miio.pt/

PUB. Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.

O conteúdo desta página tem caráter meramente informativo, geral e abstrato. Não constitui parecer profissional, nem jurídico. Esta informação não dispensa a consulta da legislação em vigor.