agravamento-seguro-automovel

Valor do seguro automóvel e eventual agravamento

Saiba o que pode levar ao agravamento do seguro automóvel, como é calculado e o que é o sistema bónus-malus utilizado pelas companhias seguradoras.

PUBLICADO A 8 SETEMBRO 2022

Contratar um seguro automóvel, tal como outras burocracias ligadas a quem tem um carro e conduz, é uma decisão que requer ponderação e exploração de várias possibilidades, incluindo escolher a melhor opção financeira. Conforme as necessidades de cada um e as particularidades do veículo, há que ter em conta que as situações imprevisíveis podem configurar exceções. Entre as inúmeras questões dentro do tema do seguro automóvel, está o eventual agravamento do prémio do seguro automóvel, que pode vir a ser aplicado pelos seguradores, em determinadas circunstâncias.

Normalmente, quanto maior for o risco que este representar - e conforme as coberturas contratadas - maior será o valor a pagar pelo prémio de seguro. A maior parte dos seguradores tem uma lista de fatores que influenciam o preço do seguro, descritas numa tabela, e que passamos a enumerar, sendo a mesma meramente exemplificativa.

 

Fatores que influenciam o preço do seguro automóvel

Entre os principais fatores que podem influenciar o preço do seguro automóvel estão a idade do condutor, o tempo de carta de condução, as características do carro, o histórico de acidentes (se existir), a localidade onde conduz, as franquias e as infrações ao Código de Estrada (se as houver).

Quer queiramos, quer não, a idade representa várias coisas nesta equação: se um condutor jovem significa inexperiência, um condutor mais velho significa maior risco, e este fator pode influenciar na proposta que o segurador lhe fizer. Por outro lado, o tempo de carta de condução e a experiência de condução também influenciam o valor do preço do prémio do seguro. Outro fator: quanto mais idade tiver o carro, mais propício a avarias e acidentes pode estar, mas tudo depende das características do veículo – ano, cilindrada e potência, por exemplo.

Outro dos fatores é o histórico de sinistralidade: mesmo que seja um condutor experiente, quanto mais acidentes: normalmente, o preço aumenta em função da ocorrência de sinistros que sejam da responsabilidade do segurado. O mesmo vale para as infrações ao Código de Estrada que já possa ter cometido. Quanto à zona geográfica, este justifica-se pela existência de maior ou menor trânsito e caos rodoviário. As grandes cidades representam maior probabilidade de ocorrência de sinistros, naturalmente.

Por fim, mas não menos importante, se a franquia - o montante que fica a cargo do tomador do seguro face a despesas que resultem de um acidente – for baixa para o tomador do seguro, tal poderá significar um encargo maior para o segurador em caso de necessidade, pelo que o agravamento no seguro automóvel pode ser uma realidade associada. Por último, não esquecer que o tipo de seguro também tem influência nesta complexa equação.

 

Tabela de agravamento do seguro automóvel

Para calcular o agravamento do seguro automóvel, os fatores supramencionados são os mais comuns no que toca a influenciar o prémio a pagar pelo seguro automóvel. Mas cada segurador define os mais importantes, caso a caso, para chegar aos valores de prémios propostos aos tomadores do seguro. Tudo poderá ser feito em função de uma tabela de agravamento de seguro automóvel, que também conhecida por Sistema de Agravamentos e Bonificações (Bonus /Malus).

Esse sistema, ou tabela, serve para valorizar ou desvalorizar o prémio de um seguro, consoante a ocorrência ou ausência de sinistros.

A tabela de bónus-malus está presente no contrato de seguro e, estabelece o cálculo de bonificação ou agravamento do prémio anual de um seguro.

 

Informação atualizada em: 1 de julho de 2022

 

 

 Fontes: 

 

O conteúdo desta página tem caráter meramente informativo, geral e abstrato. Não constitui parecer profissional, nem jurídico. 
Esta informação não dispensa a consulta da legislação em vigor, nem substitui o atendimento técnico qualificado prestado nas conservatórias do registo automóvel.